Organizei um jantar, mas não sei com qual vinho harmonizar o prato
Sem dúvidas, um prato fica muito mais saboroso quando harmonizado adequadamente com um bom vinho. Mas quais critérios adotar para acertar na escolha do vinho, levando-se em consideração o menu apresentado? Essa é uma pergunta recorrente entre os apreciadores desta nobre bebida na hora da harmonização.
De maneira geral, é importante observar as características de cada prato, como explica o diretor da Cellarium Adegas e Vinhos, Antônio Lago. Consultor de vinhos formado pela Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP), Lago é quem assina a dica de estreia do blog do Clube Gourmet Bahia. Boa leitura!
“Harmonizar na enogastronomia é combinar os sabores dos alimentos com as características marcantes dos vinhos, tentando, dessa forma, a melhor parceria possível. Portanto, é fundamental saber o que prevalece no prato, se será servido quente ou frio, se tem temperos considerados picantes (pimenta, especiarias), se é carne magra ou gordurosa etc.
Nos casos das sobremesas, também é preciso saber o que vai sobressair, se a fruta ou o açúcar, se contém chocolate etc. A partir da análise desses fatores, aí sim você poderá optar pelo vinho, etc.
Finalmente, você poderá se decidir por uma harmonização por oposição (exemplo: doce do vinho atenuando o salgado do alimento) ou por similaridade (exemplo: doce do vinho igual ou maior do que o alimento). E você ainda poderá contar, se for o caso, com a orientação de um bom sommelier!
E lembre-se: como estamos tratando de um tema com uma boa dose de subjetividade, podemos também apelar para a nossa grande Clarice Lispector, que dizia: ‘Eu sou sim. Eu sou não. Aguardo com paciência a harmonia dos contrários’.
Santé!
Antonio Lago”
Adquira já o seu ingresso para o Bahia Vinho Show 2018, que será entre os dias 16 e 18 de maio de 2018, no Hotel Vila Galé Salvador, em Ondina. Saiba mais clicando aqui.